terça-feira, 30 de outubro de 2012

Humbono Ṣaşa !



Ago nu Kwe!

Nanã bere hun bere, Nanã bere hun bere!

Pedimos Licença para usar o jargão Nago-Vodun, para saudar Todos os Ancestrais na pessoa do Primogênito Absoluto Kwe Vodun Zo, a frente da Cerimônia, faz brilhar o júbilo da família Heviosso. É dia de festa! No dia 28 de Outubro de 2012, dia dedicado a Nanã e seus filhos. Nasce um novo Apokan.
A importância de Nanã para a preservação do axé pode ser evidenciada por uma história da mitologia Ewe-Fon: Segundo a tradição dos povos Fon/Ewé o mundo foi criado da seguinte maneira: “Nanã Buruku (ou Nanã Buluku) com a ajuda das Serpentes Aido Wedo e Dangbala foi quem criou o mundo e deu vida aos animais, a flora e aos minerais”. Após criar o mundo, Nanã deu origem a gêmeos a quem batizou de Mawu-Lisa e deu a eles a tarefa de criar o homem e povoar a Terra.
Com a criação do par Mawu-Lisa, Nanã criou o equilíbrio no mundo e aos seres vivos.
Na matéria de Culto de Nanã, Sakpatá é o grande Ayi-vodun do panteão Ewe-fon, por isso intitulado Ayinon é o Rei do Mundo (que os Iorubás se referem como Obalúayé, literalmente o Senhor dono do mundo), originariamente Vodun Senhor da varíola e de inúmeras enfermidades contagiosas que deformam o corpo. Todo o povo fon o teme enormemente e o cultua fervorosamente e possui uma grande quantidade de representações, cada uma sendo um aspecto de doenças e infecções.

Dahomε a keté Aguntan !




Nenhum comentário: